sábado, 13 de outubro de 2012

As cores do Outono


Pintar em MDF é um convite  a entrar no Outono não só em espírito, mas também usando os materiais que melhor se adequam à estação bela que vivemos.

Tem chovido, tem feito sol, está calor, o verão parece não querer despegar, mas elas aí estão as cores quentes, as folhas a morrer ou a tremelicar nos ramitos, a erva pejada de castanhos, doirados, amarelos e vermelhos.
Basta sair à rua e ver as mulheres cansadas a varrer os passeios,  num trabalho semelhante ao de Sísifo...acabam de varrer e uma rabanada de vento atira de novo mais um monte de folhas mortas precisamente para o local onde elas acabaram de limpar.
Lembro-me de que, em Munique, tinham uma espécie de tratores que sugavam as folhas todas duma vez....era outro país, outra civilização. Cá tem de haver emprego estúpido para toda a gente. E há-os piores.

Pintei este quadro em MDF, que já é madeira e castanho em si mesmo. Bastou colocar-lhe impasto para os relevos e depois deliciar-me com as mãos, pinceis, palha de aço ( sim...), papel e bisnagas de cores diversas...

E eis que surge o OUTONO!

Um poema para os meus netos

Encontrei uma folha,

uma folha amarela,

que a cair veio,

pousar na janela.

Ela brincou comigo

e eu brinquei com ela.

Encontrou um amigo,

esta folha amarela.

Raquel Henrique

Fica aqui com um concerto barroco de Telemann a condizer. Oboe, um dos meus instrumentos preferidos....nostálgico como o Outono.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Para festejar

os 150.000...que agora já são mais...visitantes resolvi pintar um quadro a pastel de óleo, o que não fazia há mais dum ano. Fui buscar os meus velhos sennelier, na sua caixa de madeira tão tradicional e querida, papel próprio e sentei-me no atelier a desenhar.
Tinha impresso algumas fotos, que achava inspiradoras e estive hesitante sobre qual delas me seria mais acessível e daria um quadro capaz. Estava e estou já bastante enferrujada no que ao pastel de óleo diz respeito e tinha receio de desistir a meio , dado que dá muito mais trabalho do que o acrílico, que se pinta em duas penadas ( salvo seja).

Optei por uma fotografia que me foi enviada pelo meu querido Amigo Paulo, quando andei a pintar papoilas há tempos. A foto é linda, muito fresca, a cheirar a campo no verão.

A minha versão ficou mais pesada, mais densa, menos foto e mais pintura.

Os meus netos gostaram muito, o mais pequenino foi dizer em casa que "tinha visto a Vóvó a pintar as suas flores" ( sic, com 3 anos e 1/2, não está mal).

Mas "minhas" é que as flores não são....


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

150.000 visitas!

Atingimos neste momento a marca importante de 150.000.

Com uma média de 200 visitas por dia, este blogue tornou-se um foco de interesse, que ultrapassa tudo o que eu podia imaginar naquele dia em que o meu irmão Mário mo ofereceu, só com a capa e as páginas todas em branco.

Naquele dia, 2 de Agosto de 2009, escrevi:

A nossa vida é 90% preenchida com a realidade. O que se passa à nossa volta e, sobretudo, o que nos toca mais profundamente e aos nossos, domina-nos praticamente durante todo o percurso desde que nascemos, crescemos até ao momento em que paramos de trabalhar.

É essa paragem que quero celebrar aqui, neste blogue; quero celebrar aquele momento em que recebemos uma carta, declarando que, a partir dali, somos senhores da nossa vida. Para sempre.

O que fazer, então? Há quem se inquiete, quem se deprima, quem pense "isto é o fim", quem morra todos os dias mais um bocadinho. Há outros, todavia, como eu que dão um suspiro de alívio, que enchem as baterias, que olham o mar e o luar de outra maneira e partem, felizes, sem saber bem para onde.

Quero que este blogue seja um espaço de reflexão sobre ARTE - música, pintura e fotografia, em especial. Quero que através dele se descubram trilhos e caminhos novos, recordando os já conhecidos e amados. Espero que haja leitores conhecedores e interessados, penso que os temas são ilimitados e eu "só sei que nada sei".

O meu lema foi sempre " HAPPINESS IS LOOKING FORWARD TO" - ou seja, a felicidade reside no anseio por alguma coisa.

Este blogue é, ainda, apenas  anseio,  expectativa. E o gosto pela arte.


Acho que conseguimos atingir um patamar de equilíbrio muito razoável e sei que não vou conseguir parar...sonhar é tão tentador...e o ciberespaço tão imenso...

Como diz St Exupery: Si tu m'apprivoises, ma vie sera comme ensoleillée....

A minha Vida tem mais sol, desde que vos conheço!

Downton Abbey


 
Já vai na 3ª temporada e mantém a excelência desde o primeiro episódio da 1ª série. Inacreditável como os ingleses continuam a produzir estas maravilhas, onde desde o Master of the House até à mais humilde servente têm um papel a desempenhar e uma vida plena na estratificação da sociedade dos anos 20. Fico extasiada a ver os episódios em inglês no meu laptop, esqueço tudo à volta e vivo os dramas daquela família como se fosse parte dela.
Os aspectos mais maravilhosos são o acompanhamento musical, os silêncios, os olhares, as paisagens e ainda a solidariedade entre as pessoas...é impossível não amar séries como estas!






J

Outra que me está a entusiasmar também é Homeland ( Segurança Nacional),
vencedora de três Emmys, entre os quais os de melhor actor e actriz e melhor série dramática de TV. Já vi a primeira temporada e agora estou a ver a segunda. É passada nos nossos tempos, mas a interpretação e o drama são igualmente de primeira água.

É tão bom passar os serões assim....