sexta-feira, 13 de abril de 2012

O palco na floresta

Já o tinha visto várias vezes no MEZZO.
Hoje liguei para o meu novo canal BRAVA HD, que é pago a 2.50 euros por mês e vale bem a pena para quem gosta de música clássica.

Descobri um programa de duas horas e meia, transmitindo um concerto magnífico chamado Tausendundein Nachte, As Mil e Umas Noites, na imponente arena , construida no meio da floresta e por isso apelidada de Palco na Floresta - Waldbuhne. 


A Orquestra Filarmónica de Berlim abrilhanta esta performance de luxo.

Encontrei na Wikipedia uma longa descrição do local, que traduzi e encurtei.
Acrescento que durante os intervalos, os espectadores picnicam em amena cavaqueira, trocando os seus víveres, que trouxeram de casa. O panorama é idílico.
Pergunto-me se com o tempo magnífico que temos, não seria possível haver concertos de música classica ao ar livre no Parque da Cidade. Porque é que só os festivais roqueiros é que usufruem desses espaços?


Waldbühne - Culture - Berlin

Waldbühne

Um palco sob as estrelas.

Um dos locais de concerto favoritos de Berlim, foi construído em 1936 para as XI Olimpíadas, como um anfiteatro grego com bancos de madeira que albergam 22.000 espectadores. Após a guerra, serviu de cinema ao ar livre, de ringue de boxe e para realizações musicais. Durante os anos 60, sucederam-se os concertos de rock, uma decisão que se lamenta, pois durante um concerto dos Rolling Stones, os membros da audiência destruíram os bancos numa batalha campal com a polícia. Levaria anos e 400.000 DM para reparar e reabrir o anfiteatro.

Eis um vídeo que revela em parte o que poderá ser uma experiência destas:



Primavera surreal

Um quadro diferente. Fi-lo hoje.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cores em movimento

Mudei ontem as cores de fundo do meu blogue. Já estava cansada do mesmo estilo, que aliás tinha sido gerido pelo meu irmão há tres anos. O blogger mudou e possibilita muito mais criatividade. Ainda não está como quero, mas não convém o choque ser demasiado brusco.

Vivemos no reino dos azuis, a minha cor preferida:))

Bjos a todos os que seguem fielmente este espaço. Estamos a ter uma média de 230 leituras todos os dias, o que é muito bom.

Fica aqui uma foto tirada ontem na Foz.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Goodbye

A minha filha vai já amanhã para Leeds. Passaram tão depressa, 15 dias a correr.
Ela trabalhou grande parte do tempo, só fomos ao cinema uma vez, à Foz duas vezes, passear no Botanico e pouco mais.
A vida é assim....ambas sabemos quando nos apetece estar sós...ambas respeitamos o sossego uma da outra. E ambas temos a paixão da natureza e a loucura pelo mar.

Oiço a sonata Apassionata de Beethoven no Mezzo e sinto um nó na garganta.

Ficam-me as imagens duma tarde linda na praia dos Ingleses, depois de almoçarmos na Varanda do Sol, que estava às moscas, com aquela vista imensa sobre a praia e o mar. Preços acessíveis, comida italiana, mas dois ou três clientes apenas....é a crise.


Cá fora no terraço do Café dos Ingleses estava-se bem, o sol era quente e o vento aguentava-se com os casacos e cachecol. A minha filha molhou os pés, pois é maluca :), como eu era dantes...sozinha no meio da praia deliciou-se com a frescura da espuma a salpicar-lhe as calças de fazenda. Ela gosta de mar e nunca tem frio. Já este ano tomou banho a sério em Matosinhos. Eu via de cá de cima e fotografava....



 Agora é tempo de embalar as trouxas e zarpar. O avião e o comboio levá-la-ão de novo para o seu Yorkshire adorado e o meu coração irá com ela, mrrendo um pouco.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os passarinhos




Um momento com o concerto dos pássaros cantando em Domingo de Páscoa.

Os passarinhos




Um momento no Jardim Botânico. Não posso evitar os ruidos da VCI, mas mesmo assim vale a pena ouvir a passarada feliz em Domingo de Páscoa.

Boa semana!

domingo, 8 de abril de 2012

Paz e tranquilidade

Quem dera a muita gente poder gozar desta Paz que me invade neste Domingo, após um almoço simples mas tradicional num restaurante daqui da zona com os meus dois filhos, passeio a pé a seguir pelos jardins da faculdade de Ciências - lindíssimos nesta Primavera resplandecente - e pelo Botânico, onde consegui fazer um curto vídeo que vou tentar colocar aqui daqui a dias.
Quase que não se ouviam carros, hoje, as gaivotas piavam e os passarinhos - tantos - chilreavam saudando a ausência quase total de poluição e certamente, o ambiente mais saudável desta estação do ano. As árvores seculares erguiam-se
majestosamente como sempre, transportando milhares de folhinhas novas dum verde indescritível. A natureza canta a plenos pulmões nesta época do ano e só quem não quer, é que não vê este esplendor.
Os portões do jardim estão abertos, não se paga nada, fica-se mais rico, mais calmo, mais feliz, depois duma experiência destas.
Admiro-me ao ver os shoppings cheios em dias como este. Por acaso ontem fui ao cinema com a minha filha e estava quase vazio, apesar de ser sábado.
Ainda bem. As crianças precisam de contacto com a natureza, os meus netos passaram estes dias na terra do Avô materno
e certamente vêm de lá com mais amor à vida. Não há TV, não há PCs, não há tecnologias idiotas a espevitar a imaginação...há a paz dos campos, dos riachos e a grandeza das árvores que se elevam, gloriosas a cantar ALELUIA, mesmo quando o país parece querer rastejar.

Domingo de Páscoa - Halleluja




FELIZ PÁSCOA!