quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Another day in paradise



Cá estou na minha "cadeira de sonho" ( por acaso é de bambú, mas isso agora não interessa nada) na casa que os meus Pai mandaram construir há mais de 45 anos , nos fabulosos anos 60, que para mim além de ser uma década de liberdade, foi a de uma juventude de trabalho e sonho.

Lembro-me dos serões aqui sem TV... com guitarradas ," stand-up shows" dos amigos da geração dos meus pais, qual deles mais interessante, mais afectuoso e sobretudo mais amigo dos jovens da nossa geração. Foi com um deles que aprendi a fazer ski aquático, com outros a velejar numa prancha, a mergulhar e até a nadar. Os filhos eram todos nossos amigos de longa data ( desde os meus dez anos pelo menos) e  os pais resolveram fazer casas contíguas à nossa no tempo em que a Luz era uma aldeia onde só havia pescadores e algumas casas nobres de ingleses ou portugueses, sendo este complexo quase um condomínio, mas não fechado... totalmente aberto a nós e aos outros. Ainda hoje se pode entrar pelo jardim em cima das rochas, não há portão, apenas um muro baixinho. A chave ficava pendurada na porta de entrada para quem quisesse entrar.

Na relva onde dantes estava a palmeira da minha Avó, há agora um enorme campo de futebol e ainda há pouco pensei como seria bom ter aqui o meu neto, que adora jogar com outros miudos.

Agosto é um mês de ingleses, 80% dos habitantes são-nos, vieram de Ryanair hospedam-se nos resorts e saem às sete da tarde todos aperaltados para jantar nos vários restaurantes da vila. Hoje fizémos como eles. Às sete estávamos a jantar num indiano de nome Pashmina ( xaile indú) por detrás da igreja.

A viagem de avião durou 45m precisamente desde Sá Carneiro até Faro- vim a olhar para o nosso Portugal tão lindo no norte, verde e frondoso... e tão desértico no sul, castanho sequioso, apesar dos Alquevas e Guadiana que, por milagre, ainda têm água. Depois ao chegar aqui a Faro, é o mar imenso e a ria Formosa, um autêntico oásis, uma das panorâmicas mais lindas que jamais vi dum avião, azuis turquesas e verdes em vários tons, um milagre da natureza....

Hoje fico por aqui...amanhã conto o resto das peripécias da viagem. Infelizmente não posso colocar aqui mais de uma fotografia pois leva séculos a descarregar....

Agora vou gozar da nooooooite....que aqui não é de discoteca nem de bares, mas sim de estrelas.....