domingo, 26 de agosto de 2012

A Lenda da Rocha Negra da Praia da Luz


Vai aqui uma lenda "inventada" pelo meu Mano Jr, tal qual ele ma relatou por email.

Obrigada, Mano!



Foto minha ampliada

A Lenda da Rocha Negra, ou da Cova do Dragão.

Na Rocha Negra, rocha queimada por um meteorito que desgastou o resto das rochas mas a esta, protegido por um dique natural de pedras de densidade maior, poupou, apenas chamuscando, há uma baía – a baía Megra (baptizada por mim) e que tem pedras brancas e pretas que, nas noites de luar e maré vaza, fazem um efeito fantástico. Há também (na maré cheia) a Ilha negra, pedaço da rocha que fica ilha e onde é arrepiante estar (e onde há pesqueiros que o teu mano explorou quando fazia caça submarina).
A meio da Rocha Negra, antes do bojo principal da rocha, há uma pequena passagem pela qual uma pessoa magra (depois da dieta da Ágata…) pode passar e vai ter directamente à praia de areia fima que existe do outro lado, com a brutal falésia em cima de quem se atrever. A água faz redemoinhos e atravessar o buraco é excitante, embora seguro.
A lenda, inventada por mim, conta que um pescador encontrou, um dia, nas suas redes, um baú cheio de pedras preciosas, provavelmente vindas de um galeão espanhol afundado por piratas. Quis o destino que os piratas não se conseguissem apoderar do tesouro que veio cair nas malhas de quem, inocentemente, pescava (e a lenda diz que era para sustentar mulher e sete filhos, todos pequeninos).
Como o pescador não conseguia trazer o tesouro, escondeu-o na cova e arranjou um dragão qpara tomar conta dele – é por isso que, quando nos aproximamos ouvimos um trovão – é o rugido do dragão (ou talvez o mar a passar na cova, mas isso já é científico demais) e há quem jure ter visto, nesses passeios de maré vaza e lua cheia de Agosto, uma sombra com uma enorme cauda, vigilante sempre. Haverá mesmo alguns que sentiram o bafo e o cheiro a queimado, das chamas que irradiam das narinas da fera, mas isso talvez seja exagero de contadores de histórias. E a rocha é negra, não pelo dragão, mas pela acção do meteorito que trará, justamente, trazido o dragão dentro de si.
Quem acredita, sabe do que falo. Quem duvida – incréus impenitentes -, terão de lá ir e ver, como eu vi e senti e cheirei e ouvi, com estes sentidos que a terra há-de comer…

(Lenda descoberta em Junho de 1986)

E aqui uma notícia a sério:



O vulcão da Praia da Luz

A Rocha Negra na Praia da Luz é um vestígio da actividade vulcânica em Portugal há mais de 70 milhões de anos.
Trata-se duma chaminé dum vulcão que se encontra extinto, visto não ter tido qualquer actividade nos últimos 10 mil anos, e representa uma intrusão de lava resultante das acções vulcânicas que originaram a superfície de parte do Algarve.

Fonte : Geocaching