sábado, 28 de julho de 2012

Summer cleaning

No Verão apetece-me sempre fazer arrumações - habituada que estava a ter férias de escola e mais tempo para dedicar à casa. Adorava ver com os meus filhos quais as coisas que lhes faziam falta nos quartos, já que cada um tinha o seu, tudo com móveis baratíssimos, comprados na Picaria ou numa loja que entretanto fechou na Av. da Boavista. Esses móveis foram aproveitados pelos meus filhos e nada se estragou, aliás, estantes são sempre úteis em qualquer lugar.
Era uma aventura ir à Picaria e andar por lá naquelas lojinhas compridas, atafulhadas de camas e caminhas, armários, estantes, cabides, colchões, um manancial de mamarrachos e quadros horrendos que nunca poria em minha casa:)) Ficava cheia de adrenalina e boa disposição. Passava também pela Livraria Britânica, onde gastava sempre um balúrdio em livros ingleses, acabados de sair. Às vezes lanchávamos na Leitaria da Quinta do Paço, onde comíamos o chantilli melhor e mais leve que já provei em toda a minha vida. Nem Versailles, nem Suiças, nem pasteis de Belém em Lisboa se lhes compara. Os éclairs de chocolate, recheados de chantili são de comer e chorar por mais....:)

Hoje resolvi propôr à minha filha a compra duma estante alta , tipo biblioteca, para ela pôr numa parede do quarto, onde tem uma estante pequena, cheíssima de DVDs, livros enormes, bijuteria, frascos e frasquinhos, fotos, etc.
Ela ficou toda contente com  a ideia de poder arrumar a sua livralhada e lá fomos à Conforama em Gaia, à procura da estante. Por pouco dinheiro arranjámos exactamente o que queríamos, daquelas bibliotecas brancas que têm prateleira movíveis e que levam muitos livros e outras coisas no género.
Para conseguir tudo isto, tivémos depois de passar a tarde a despejar a estante antiga, que , embora pequena tinha mais e 50 livros e DVDs uns por cima dos outros. Uma vez vazia, passámo-la para o meu atelier, que ganhou nova personalidade. Amanhã virá a nova aquisição e ela já pode arrumar tudo como quer.

Há muito que queria arrumar as telas de um modo inteligente , assim como quadros e fotografias que me sobraram da exposição. Assim, com duas estantes, a que já tinha, e a outra nova, consegui arrumar tudo harmoniosamente.

Depois, numa ânsia de mudança radical, resolvi transformar a minha mesa de vidro grande - usada sempre como mera secretária - em mesa de pintura, despejei-a toda ( até a impressora lá estava), limpei-a com ajax e ficou linda. O vidro tem uma característica fantástica para pintar em acrílico, toda a tinta sai com um pano húmido, enquanto que a madeira fica toda manchada. A mesinha de madeira que usava para pintar nestes anos fica agora fechada em parte e serve apenas para apoio.
Num dos cantos tenho todos os folhetos , bilhetes e programas dos últimos espectáculo a que fui.
Gosto daquele album de recordações felizes.



Gosto do novo look deste espaço. Precisava mesmo de o mudar, está mais inspirador.