sábado, 19 de novembro de 2011

Os áceres

É a árvore mais linda que conheço, sobretudo nesta época do ano.
Estou rodeada deles aqui no Campo Alegre, mesmo junto à minha varanda, vejo uns quatro perfilando-se altaneiros em qualquer estação do ano.
Já os fotografei várias vezes e à sua folhagem dourada ou avermelhada, filigrana relutante em cair e resistente às ventanias que nos assolam durante a noite. No chão um manto atapetado multicolor, uma paleta infindável de cambiantes artísticos.
Um passeio breve pelo Botânico deixa-nos boquiabertos perante a beleza dessses ramos em contraluz, estrelas de fogo, tremeluzentes na brisa.

Esta espécie botânica devia ser glorificada aqui como é na América do Norte ou no Japãp.
Dela ( maple) se extrai o célebre maple syrup, que acompanha as pancakes ao pequeno almoço ou as tartes de maçã ao lanche.

Encontrei um poema lindíssimo, que se poderia aplicar aos centenários áceres do Botânico, que viram a família Andresen nascer, crescer e morrer...e, agora, vêem dezenas de crianças a correr nestes jardins, colhendo ou pisando as folhas rendilhadas...
é o eterno retorno...
a Vida que não pára...
benditas árvores que nos trazem a certeza de um mundo mais belo.

THE MAPLE TREE

I don’t know why God placed me here
But I think He picked the perfect spot .
Here now for a century , not just anywhere
But here ! This is my chosen lot .

I’ve shaded this quiet country home .
Watched this family passing by .
Watched children grow and leave to roam .
Felt my leaves blow off and die.


Heard children’s laughter fill the air
Swinging on a swing in my branches there.
Watched her brush her auburn hair
Underneath my branches there .

Sunday picnic beneath my summer shade .
Watched a loving family have fun and play
Watched her auburn hair begin to fade
As time gently coaxes her hair to gray .



Seasons come and seasons go .
Horse and wagons pass to and fro.
God continues to let me grow
In this favorite spot I know .


Years pass by , the road is paved .
Cars and truck go swishing by.
Times are changing , nothings saved .
Every one rushing, on the fly.

I think I know why God placed me here
A loving shelter from life’s storms
Help protect a wonderful family from all fear
With shade and cover from devil’s swarms .



by Luke

Peço desculpa de não apresentar um poema em português, mas não encontrei nenhum que se assemelhasse.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

100.000 VISITANTES


Para todos, de Portugal, do Brasil e do resto do mundo, um enorme abraço e desejos de que venham muitas vezes e façam deste blogue um local ainda mais criativo, mais caloroso, mais sentido e artístico. Sem leitores, já teria definhado....

OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇAO!

!00.000 VISITANTES!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reflexos

Sempre tive uma atracção
muito especial pela água, elemento de que dependo para me sentir feliz. Não conseguiria viver num local sem água - ou à míngua dela - e considero um privilégio poder abrir a torneira e ver o
jorro cristalino a cair.
Do mesmo modo sou sensível a paisagens com água, efeitos que com ela se conjugam para tornar tudo
mais belo e colorido.
Em tempos, pensei em fazer uma exposição de fotografia focada neste tema, mas acabei por optar por outro tema que em breve anunciarei.
No Brasil- em especial em Paraty - consegui encontrar muito "food for thought", como dizem os ingleses. Resolvi hoje dedicar uma entrada à beleza artística dos reflexos na água, seja ela a da chuva ( já reparou na maravilha que é uma árvores outonal mirando-se num lago?), a dos charcos, dos lagos, rios ou do mar.
Aqui ficam algumas de que gosto em especial.

Reflexos

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pintei o outono

Ontem, inspirada talvez pelo aniversário do meu filho, pintei grande parte da manhã, ºara além de fazer os meus exercícios de ginástica caseiros.

À tarde, os meus netos vieram para cá e aqui estiveram até as 7, montando Legos, jogando jogos de computador, fazendo panquecas para o lanche e vendo o Disney Channel. Foi um Domingo em beleza. Estão crescidos, já sabem fazer coisas e não precisam de grande ajuda, apenas pontualmente...o carinho que demonstram por mim - mesmo o mais rebelde e teimosinho - enche-me de alegria...
À noite, fui jantar a solo com o meu filho. Fomos comer uma fondue à Foz. Só estivémos juntos umas duas horas....mas valeu a pena. Estivémos ambos a comemorar o dia, o momento em que ele nasceu... em condições difíceis.

Eis o quadro. A foto alterou um pouco as cores que são mais harmoniosas. A minha camara está com pouca bateria. Chamei-lhe 13 de Novembro.

domingo, 13 de novembro de 2011

Aniversário

Hoje faz 31 anos o meu filho mais novo.

Foi um dia muito difícil na minha vida, um do momentos em que a felicidade parece nunca mais chegar...

Tinha dois filhos, um com 4 anos, outra com 14 meses e vivia na minha nova casa há precisamente um mês, depois dum ano terrível passado em casa alheia. Não tinha ninguém no Porto se não o meu marido, a minha sogra tinha partido para a Madeira num congresso, a minha Mãe estava retida em Lisboa com o meu Pai muito doente depois dum AVC que acabou por levá-lo aos 68 anos três semanas mais tarde.

Lembro-me que a médica tinha previsto o nascimento para o dia 13 e eu dissera: Não,espero que não, detesto dias 13s. Mas foi mesmo. Antes de partir para a maternidade, ainda tive de dar de jantar aos dois pequenos e telefonar a uma amiga da minha sogra, pedindo-lhe que viesse a minha casa para ficar com eles, enquanto o meu marido me levava. Foi complicado, a senhora estava com gripe e obriguei-a a sair da cama, o que me custou muitíssimo.
O bébé nasceu as 10.30 da noite. A parteira estava de mau humor, pois fazia anos nesse dia e tinha interrompido o jantar para vir ajudar ao parto (coincidências!).
Fiquei sozinha durante a noite porque o meu marido estava preocupado com os outros meninos, mas percebi que não precisava de ninguém, afinal, a felicidade que eu procurava estava no rosto daquele pequeno ser ao meu lado, de olhos fechados
, angélico, o meu terceiro filho, que viria a ser tão importante na minha vida.

Fica aqui uma das suas músicas preferidas e que ele próprio toca na guitarra: