sábado, 11 de junho de 2011

Fora do mundo


Há locais que me fazem acreditar na Beleza, na Natureza, na Permanência....away from it all, como dizem os ingleses, embora esteja rodeada de gente.
A companhia do meu filho veio acrescentar uma mais valia a esta estadia curta, pois os meus sobrinhos com dois bébés pequeninos de 1 ano, mal têm tempo para levantar cabeça...as crianças hoje em dia estão muito dependentes dos pais e parece que têm receio de os perder a toda a hora, choram desalmadamente se um deles se afasta por minutos. Têm vícios que são acalentados por falta de cuidado dos pais em criar hábitos saudáveis e em recusar algumas coisas aos filhos, pensando que tem culpa por eles não estarem felizes. Penso que não era assim no nosso tempo, os eus filhos não levavam horas a adormecer, nem o faziam ao colo ou a mamar... Não tenho muita paciência para ouvir crianças a chorar , nem para tomar conta delas, quando não são minhas...fazer tegatés, falar à bébé, entretê-los não é comigo....sei que é uma falha minha, mas tive que aturar os meus sobrinhos a vida inteira e mais os filhos, os alunos e a paciência esgotou-se.
Gosto das crianças grandes, com quem se conversa, a quem se contam histórias, que sabem ouvir e que não estão sempre a querer atenção.

Esta vila continua linda e pasmo como ainda me comovo a ver o pôr do sol sobre a prainha ou as rochas da Ponta da Piedade lá no fundo, por detrás da Rocha negra, uma rocha vulcãnica, a única que existe aqui no Algarve, segundo dizem. Hoje andava um rapaz a tomar banho as 9 da noite e aquela figurinha no meio do oceano azul e dourado ao sol poente tornava tudo tão poético e irreal que tirei uma série de fotos.

Deixei-me fica ali a contemplar o mar, feliz e fora do mundo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Feriados em paz

Hoje é Dia de Portugal.

Nada melhor do que glorificar este país, tirando fotografias dum lugar magnífico, onde muitos estrangeiros parecem viver felizes.
Muitos têm aqui morada permanente e isso nota-se nas lojas especiais para ingleses - produtos ecológicos, produtos exóticos, leites e natas, queijos, quark, salames e salsichas, empadas e bolos, tudo com um cheirinho a estrangeiro , o que talvez não seja o melhor para a nossa economia, mas faz com que sintamos o multiculturalismo dentro da nossa terra pequenina.

Gosto muito de vir para aqui, para esta casa, habitada por nós há 45 anos. Foi desenhada para a nossa família por um arquitecto amigo e é igual a outras seis em correnteza. Em tempos éramos todos amigos, agora já há mais de quatro gerações, que sorriem, mas se fecham na sua intimidade. Hoje houve um baptizado na casa da esquina. Foi engraçado ver daqui os meninos e meninas todos bem vestidos e relembrar os aniversários dos jovens que nós éramos em 1966 e depois os dos nossos filhos e netos.

O dia está lindo com um ventinho de oeste que virou a norte agora. Ontem vi um arco íris por detrás dos ramos da nossa palmeira moribunda. É sinal de que a vida continua.
Espero que a água continue boa, pois nadar aqui em frente de casa é das coisas que mais gosto, é quase uma piscina de água salgada.

Dia de Portugal. Miguel Esteves Cardoso escreve no Público uma crónica muito completa com as razões poque está apaixonado por este país. Pena é que tantos a tenham de abandonar por razões de emprego ou por não terem soluções de vida.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

80.000 visitas



Em frente ao mar, descubro que atingimos as 80.000 visitas.

É comovente...um blogue que se iniciou há quase dois anos por amor à arte! Quem me dera poder ver as caras de todas as pessoas que aqui pousaram, que os textos leram, que comentaram e contribuíram para que esta planta se desenvolvesse cada vez mais.

A vida é bela, apesar de tudo.

Tenho muita sorte, estou aqui com os meus sobrinhos e filho mais novo, que chegou hoje, o céu está meio acizentado, mas a Luz fervilha com ingleses e famílias, música dos restaurantes, boa disposição e o inquebrantável marulhar das ondas contra as rochas, muito suaves e transparentes.

Obrigada a todos. Continuaremos enquanto houver conteúdos e boas notícias para dar....enquanto houver ARTE e artistas, enquanto houver pessoas curiosas e enquanto eu puder escrever-vos nem que sejam só duas linhas todos os dias. BEM HAJAM!

Se alguém quiser deixar aqui uma mensagem pela primeira vez, ficaria muito honrada e feliz. É sempre bom ter encontros no ciberespaço!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma LUZ ao fundo do túnel



Desembarquei em Faro e estou feliz....

O meu sobrinho esperava-me e assim vim para a Luz.

Hoje já tomei um banho com água a 22º e um sol tremelicante, que se está a impôr à medida que o dia avança. Sol quente, que sabe bem para quem vem da cidade em busca de férias.

Aqui á frente há uma praia grande, é só descer as rochas e abre-se uma baía quase privada. Criança inglesas faziam castelos de areia com o Pai, felizes momentos que nos confortam das agruras que se ouvem nos telejornais a toda a hora.

Logo vou tirar umas fotos, para já ficam uma pintura feita há tempos a lembrar como isto é lindo.

A palmeira da minha Avó morreu....olha-nos do cima do seu tronco, completamente seca e pendente. Uma lástima....mas que fazer? Vou levar uma pequenina para por num vaso. Será a herdeira desta que tantos anos nos acompanhou.

Até logo!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Não gosto de políticas aqui no blogue.




Prefiro a Arte e tudo o que com ela se relaciona....

Mas hoje estou feliz com a vitória do PSD, partido que não considero ser de direita conservadora, mas arejada e equilibrada. Nunca votei PS, é um partido da ambiguidade e da hipocrisia. Não diz a cara com a careta. O país foi claro na sua escolha, não permitiu a continuação da política do atoleiro.

A classe dos professores foi vilipendiada por medidas estupidas durante estes seis anos, só espero que se volte atrás nalgumas medidas que destruiram o gosto pelo ensino da muita gente. Acredito que tb houve medidas boas e oxalá se mantenham.

O dia está a raiar...espero que seja prenuncio de uma nova etapa, de um renascer da esperança...este país merece melhor. Boa sorte, Portugal!