sábado, 13 de novembro de 2010

50.000 visitas

Grande prenda no dia dos anos do meu filho.

Que dizer?

Que vos agradeço de alma e coração. Tive companhia, a vossa, nos momentos em que a solidão invade este espaço que é a minha sala. Tive respostas para algumas das minhas interrogações. Tive o ensejo de partilhar alegrias e desgostos, memórias e sonhos, desabafos e esperanças. Também vos quis mostrar alguns dos meus trabalhos fotográficos e pictóricos porque quando se cria é sempre bom receber feedback. Se for um aplauso ainda melhor.
OBRIGADA aos visitantes que conheço e aos que desconheço. Para todos a promessa de que não desaparecerei dum momento para o outro.

E para acabar, um pensamento escrito por um cientista:Einstein.

Há duas formas de viver a vida:
Uma é acreditar que não existem milagres.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Hoje

Faz o meu filho mais novo 30 anos.

É só mais um dia do calendário, mas para mim significa muito mais do que isso. É um envelhecer maior, é o fim duma etapa, é o realizar duma tarefa iniciada quando tive o meu primeiro rebento. Ter filhos é a missão mais difícil que se pode exercer por vontade própria, por que se quer muito, porque nos enche, porque a vida parece não ter significado sem esse desafio. Educar é uma tarefa inacabada e nunca totalmente conseguida.

É claro que se pode viver sem filhos e realizar muitas tarefas nobres, não estou aqui a desmerecer as mulheres que decidem não os ter ou não os podem ter. Estão no seu direito.

Mas ter filhos é uma enorme responsabilidade. Ao olhar para os meus, custa-me a acreditar que já se passaram tantos anos e que tanto da minha vida teve a ver com eles e com a busca da sua felicidade. Ainda não acabou, não acabará nunca, mas completar trinta anos pressupôe a entrada numa fase ainda mais adulta, em que as mães já não são tão necessárias e devem mesmo afastar-se.
O que tenho em mente é viver a minha vida, cada vez mais independente de cada um dos meus filhos, para que eles possam respirar, voar, ser livres.

Não é, afinal, para isso que os educamos?

Fica aqui uma das canções preferidas do meu filho:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Paleta de cores


Hoje acabei um quadro que estava em stand-by há uns dias. Tem um não sei quê de abstracto, embora seja mais figurativo...neste momento as florestas têm todas as cores possíveis e foi isso que tentei transmitir.


EM NOVEMBRO

Nostálgico este dia,
Neste mês tão peculiar como é Novembro.
Tudo se clarifica e refina;
As árvores despem-se de vez numa ousadia que desengana as cores-frias-de-amarelo-fogo que revestem o Outono.
Em Novembro,
A estação atinge a sua plenitude.
A chuva perde a sua timidez;
O frio engalanado lidera manhãs, tarde e noites;
E o amigo vento alia-se de bom grado, para juntos trazerem o mau tempo em pessoa.
Novembro,
É o mês que proporciona a autenticidade do que na Natureza é per si genuíno.
As noites de Novembro tornam especiais os primeiros serões à lareira e exultam o estado de reflexão.
É altura de nos rendermos e procurarmos "aquele" cachecol tão quentinho que relembra o sabor único das castanhas assadas...
Em Novembro,
O nevoeiro matinal envolve de mistério a aurora, e o Sol seu prisioneiro, tenta em vão brilhar.
Em Novembro,
A nostalgia preenche os dias e abraça as noites de uma forma única e especial...



Fly - in Luso-poemas

Martinstag- S. Martinho


Há cinco dias que não saio de casa, pode parecer estranho, mas é a única maneira de curar uma gripe.Sou muito obstinada no que se refere aos vírus e penso que é criminoso andar a espalhá-los, mesmo pela família. Não me custa nada estar só, os dias parece que se esvaem e rapidamente vem o outro dia. Pintarolo algumas coisas sem jeito, faço geleias, googlo muito, tricoto e vejo alguma TV, sobretudo música.
Não fico na cama, mesmo com febre, mas estou aqui agasalhada , olhando a paisagem da varanda, e constatando que as noites vêm cada vez mais cedo, os céus carregados escondem a luz do sol quase todo o dia, as nuvens ameaçam chuva e só o aquecimento central nos impede de acender a lareira.

Hoje é dia de S. Martinho, os miudos já festejam o Martinstag no Colégio Alemão, uma cerimónia que se repete todos os anos e de que me lembro desde que o meu filho entrou aos 4 anos, há quase 30 anos Nessa altura eram as mães que faziam as lanternas em casa e ainda me lembro de ter de fazer tres lanternas - com embalagens de ovos, latas de leite para bébé, papel cristal de cores, cartões, recortes, etc. Com uma velinha no centro qualquer coisa fica transformada em lanterna. Também fiz algumas com os meus alunos quando leccionei alemão na escola. As crianças agora fazem lanternas de todo o género e desfilam já noite pelo pátio. Aí há uma curta sessão teatral com a lenda de S. Martinho e do mendigo.Findo o desfile os miudos sentam-se no chão e comem castanhas assadas ( sem geleia:)). É sempre divertido para eles.

Ficam aqui dois videos especiais para os meus netos e filhos que quiserem recordar este momentos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Lenda dos Guardiões

Já há muito que não falava aqui de cinema, este ano tenho visto poucos filmes e não sei porquê, não há muitos que apelem por mim. Como o meu neto fez 7 anos no sábado, resolvi levá-lo no Domingo a ver " A Lenda dos Guardiões", que ele já há muito desejava ver. O mais pequeno disse que não queria ir quando o Pai lhes mostrou o trailer, mas o mais velho estava convencido de que era um filme bom para ele. E eu também.
Quando chegámos ao cinema, os bilhetes eram mais caros por causa das 3D, óculos obrigatórios, etc. Fiquei logo de pé atrás, acho que 7.50 por um filme para crianças é demais. Teria dado por bem empregue o dinheiro , não fora a desilusão que senti uma hora depois. Bem apetrechado com pipocas, o meu neto sentia-se feliz comigo e eu radiante com ele.
Após 15m do filme, já eu estava a achar a dose demasiado longa, mesmo assim, aguentei mais uma hora, visto que tudo parecia estar agradar ao rapazinho, de olhos atentos no ecran.
As 17.30 ( o filme terminava as 18), oiço uma vozinha: "Vovó, podemos ir embora? Estou cansado de estar sentado." Achei graça que não disse não estar a gostar do filme, nem teceu qualquer comentário sobre o mesmo. Talvez tivesse receio que eu ficasse desiludida com ele.
Hoje em dia fazem filmes como se fossem jogos de computador, cansativos, escuros, tenebrosos, violentos, com vilões e puros lutando com as mesmas armas pela justiça, numa pseudo-guerra de mundos opostos. o Bem e o Mal. É a receita dos Harry Potter, cowboys e Indios, Lord of the Rings, e mais não sei quantos. As paisagens são sempre esquálidas, penhascos, rochas, fossos, fogo, vulcões e prisões, onde estão os inocentes. Torturante para a mente duma criança ( pelo menos daquela que ainda há em mim). Não gosto, ponto final.
Nem sequer acho que sejam filmes imaginativos, como é o Toy Story ou a Alice ou o Shrek, são uma amálgama de imagens de horror e flashes de beleza artificial. Os finais não constituem surpresas. Os enredos também não. As pessoas são substituidas por animais, que agem como homens.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Música sinfónica

Hoje não sai de casa. estou com gripe, daquelas chatas, constipação, espirros, tosse, dor de cabeça....se fosse benfiquista ,diria que era a ressaca dos 5-0 do Dragão ( momentos deliciosos ontem que celebrei sozinha à minha maneira!!), mas sou portista ferrenha, não tinha razões para adoecer.
Estive toda a tarde hesitante entre deitar-me ou aguentar de pé. Ainda por cima a minha empregada não pôde vir por causa do seu curso das Novas Oportunidades....:)
Fiz tricot, vi um programa interessante sobre jovens com problemas e depois um bailado Copélia, muito clássico. Agora estou a ver as Sinfonias de Tchaikowsky no Mezzo. Lindíssimas, apesar de eu não ser muito fan de musica sinfónica sem solistas. Acho que há sempre instrumentos a mais e por vezes o ritmo é pesadão e monótono.

Fica aqui o 4º andamento da Sinfonia nº 5 pelo saudoso Leonard Bernstein: