sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DE LEEDS

vos envio a todos um grande abraco e nao da para nada. Os minutos voam e as libras tb.

No Domingo ja volto, por aqui esta tudo OK.

Good old England

Beijinhos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

PORTO CARTOON WORLD FESTIVAL - 2010



Por me parecer de grande interesse este certame que já dura há doze anos na cidade do PORTO, transcrevo aqui o artigo do site "Lazer"

PortoCartoon-World Festival espalhado pela cidade

Jul 30, 2010

O PortoCartoon-World Festival está espalhado por vários locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que alarga um projecto iniciado em 2008.

Cerca de mil desenhos de humor, que assinalam os doze anos de um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo, são mostrados em vários locais emblemáticos da cidade invicta.

A Livraria Leitura (Shopping Cidade do Porto), Café Velasquez (Antas), Café Célia (Cedofeita), Café Progresso (Largo Moinho de Vento), Fnac-Sta. Catarina e Edifício Transparente (final do Parque da Cidade) são os locais escolhidos.

Além destas extensões, o XII PortoCartoon está patente na sede do MNI, com mais de 400 cartoons expostos. Destaque especial merecem a "Rua do PortoCartoon" (R. Galerias de Paris) e a mostra que figura no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com quatro dezenas de trabalhos, exclusivamente alusivos ao tema "Aviões e Máquinas Voadoras".

Ainda integrada no PortoCartoon pode ser apreciada, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, a exposição antológica do cartunista polaco Zygmunt Zaradkiewicz (vencedor do Prémio do Publico do PortoCartoon de 2009). São cerca de 100 desenhos de um humor incisivo sobre o comportamento humano.

Na estação do Metro dos Aliados também foi montada a já habitual extensão da mostra original do XII PortoCartoon, cujo mecenas é a Caixa Geral de Depósitos.

O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. Pode ser visitado todos os dias, entre as 15h00 e as 20h00.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Passeio das Virtudes



Hoje resolvi passear pelo Porto e visitar a exposição de pintura da ÁRVORE, várias obras produzidas pelos sócios da Cooperativa.
O dia estava ameno, o sol quente, mas uma brisa fresquinha fazia-nos sentir bem lá fora. As cores pareciam reavivadas e o rio Douro mais azul que nunca. A expo só abria às 2.30 e eu fui
meia hora mais cedo, de modo que andei mesmo a gozar a vista do Mirante das Virtudes, que, curiosamente, aparece num site de vistas do Porto em 360º.

Passeio das Virtudes

O paredão das Virtudes foi construido no séc. XVIII e o local tornou-se num dos jardins publicos da cidade. A alameda permite uma excelente perspectiva sobre o rio, até a barra. Em primeiro plano pode ver-se a Fonte das Virtudes e, logo, os socalcos que descem até São Pedro de Miragaia. Junto ao rio, vé-se o imponente edificio da Alfândega.

( in 360º Portugal.com)

Acrescentaria que é um local privilegiado, sossegado; apenas vi um homem, que passeava um bébé num carrinho, quatro amigalhaços que falavam bem alto, umas mulheres a lavar a rua de baixo com mangueiras, e gaivotas como loucas procurando sustento. Uma imagem linda e romântica do nosso cantinho.

Ás duas e meia não havia vivalma na Cooperativa Arvore, mas daí a dez minutos apareceram umas raparigas que desconheciam porque é que o "engenheiro" ainda não tinha vindo abrir a porta. Os engenheiros são os culpados de tudo neste país!! Finalmente apareceu o senhor com a chave na mão e pude visitar a expo.
Não me entusiasmou por aí além, vi alguns quadros interessantes, que aqui reproduzo.





No fim ofereceram-me um catálogo, mas a simpatia das pessoas não é grande. estão ali a vender na livraria, como se estivessem a fazer um frete, não perguntam se precisamos de ajuda, se gostámos da expo, se vamos voltar. Os artistas bem podem expor, não há quem atraia pessoas para estes locais com funcionários assim.Não consigo deixar de comparar a situação com outras em Boston, NY ou em Leeds, onde os sorrisos abundam, o desejo de agradar é notório, a simplicidade e a simpatia fazem parte do ADN dos funcionários que querem vender.
Por fim ainda fotografei os grafitti comemorativos do 20º aniversário da Árvore, em 2009. São muito atraentes, fantásticos, mesmo para mim, que não aprecio esse género de street art.

domingo, 1 de agosto de 2010

Por do sol na Foz



Sempre gostei de jantar ao pé do mar no Verão.

As esplanadas estão um pouco vazias, dado que as tardes nem sempre são muito quentes e o ventinho sopra...
Em contrapartida, dentro dos restaurantes com as grandes vidraças abertas sobre a areia, está-se bem. Não é barato, mas a vista compensa. Assiste-se ao findar do dia, o sol a morrer lá longe, a névoa rosea e cobrir a linha do horizonte. Acendem-se as luzes e aquele lusco-fusco torna-se ainda mais belo quando se olha para a espuma branca das ondas a rebentar na areia.

Hoje fui jantar com a minha filha ao Bar da Praia da Luz na Foz. Tirei algumas fotos. É um local muito bem cuidado, tem sofás e pufs por todo o lado, uma sala de jantar confortável no inverno com lareira, no verão com uma decoração bonita e fresca. É um pouco caro e demorado...mas enfim.
É bom fazer férias numa cidade como o Porto...nem nos faz falta sair do país. As temperaturas são amenas, as praias são bonitas, há menos carros, está-se bem.

Tríptico Cor em Movimento


Para festejar o 1º aniversário do blogue, fiz este tríptico em tres tonalidades diferentes que se multiplicam por tantas outras conforme a luz,a posição,as sombras, o local e até o nosso estado de espírito.
Gosto de todos, embora o violeta me pareça o mais original. Ao vivo despertam mais as nossas sensações. Têm um tamanho razoável, 60x30, e foram pintadas em acrílico com gel e areia misturados de forma a criarem toda a espécie de rugosidades e desenhos para as tintas escorrerem e fundirem-se dum modo artístico.Cliquem neles para ver ao perto.

Deram-me imenso prazer, foram duas noites e três dias a inventar...será abstracto, será gestual? O meu amigo Paulo o dirá:))

Para festejar o dia ofereço-vos uma performance extraordinária dum dos mais ( o mais?)
aclamados pianistas da actualidade,Grigory Sokolov num dos concertos mais carismáticos do Romantismo, Rachmaninoff - Concerto nº 3 ( 1º andamento incompleto).

Faz hoje um ano nasceu este blogue



Claude Monet - Nympheas


Na altura escrevi estas palavras:

Quero que este blogue seja um espaço de reflexão sobre ARTE - música, pintura e fotografia, em especial. Quero que através dele se descubram trilhos e caminhos novos, recordando os já conhecidos e amados. Espero que haja leitores conhecedores e interessados, penso que os temas são ilimitados e eu "só sei que nada sei".
O meu lema foi sempre " HAPPINESS IS LOOKING FORWARD TO" - ou seja, a felicidade reside no anseio por alguma coisa.
Este blogue é, ainda, apenas o anseio, a expectativa. E o gosto pela Arte.


De anseio e expectativa, este blogue passou a realidade. De utopia a palavras e actos palpáveis. De sonhos a concretizações. No plano humano e no plano virtual. Este blogue aproximou pessoas, fê-las interagir, deu-lhes "food for thought" ( alimento para a alma)e tem razão para continuar. Posso afirmá-lo sem ponta de vaidade porque não fui eu que produzi este blogue, mas todos os quase 38.000 visitantes que aqui passaram ou por aqui ficaram. A eles devo um agradecimento caloroso.

Ninguém pode imaginar a felicidade que este blogue me proporcionou neste 12 meses, todos os dias, estes bocadinhos passados aqui são uma luz na minha vida...

Falaremos sobre isto daqui a um ano. OBRIGADA!