sábado, 2 de janeiro de 2010

Desenhos a 3D nos passeios da cidade



Julian Beever é um artista inglês, famoso pela sua arte no chão, mais precisamente nos passeios de cidades da Inglaterra, França, Alemanha, EU, Australia e Béligica.
Muitas das suas obras são tão reais que os transeuntes pensam ir cair num buraco ou tropeçar numa estátua, embora nada se passe acima do nível do solo.
Vão aqui algumas imagens impressionantes do que este artista consegue realizar:





Se quiserem ver mais exemplos podem consultar o seu site:

http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm

ou então este video espantoso:

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

À procura de Nemo - Finding Nemo



Esta mensagem é especialmente dedicada ao meu neto mais velho que sempre adorou este filme, assim como o seu Pai, que o viu vezes sem conta. Ao folhear o site da National Geographic do Brasil encontrei um artigo muito interessante sobre os peixes palhaços , que serviram de modelo ao fascinante Nemo. Perdendo Nemo a sua mãe no mar e ficando aprisionado num aquário, o Pai, Marlin, tenta tudo para o encontrar. Os desenhos da Pixar são fantásticos, como podem ver no trailer do filme abaixo.

Ao decidir fazer um filme de animação infantil ambientado no mar e fiel às "verdadeiras leis da natureza", Andrew Stanton tratou de procurar o peixe perfeito para ser seu personagem principal. Vasculhando livros de fotos da vida marinha, ele bateu os olhos numa imagem de dois peixes espiando de dentro de uma anêmona. "Fiquei impressionado", conta ele. "Não fazia a menor ideia de que tipo de peixe eram eles, mas não conseguia tirar os olhos deles." A imagem dos peixes em seu esconderijo natural captava com perfeição o mistério dos oceanos que ele desejava retratar. "E, já que o objetivo era entretenimento, o fato de serem chamados de peixes-palhaço não podia ser melhor! Quer coisa mais simpática do que esses peixinhos brincando de esconde-esconde com você?"

Assim nasceu uma estrela. Procurando Nemo, o filme da Pixar que Stanton escreveu e dirigiu, ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2003 e continua a ter um dos maiores faturamentos do cinema, com receitas que já superaram os 850 milhões de dólares. Nemo, um peixe-palhaço da espécie Amphiprion percula, apresentou às crianças do mundo um fabuloso sistema tropical: os recifes de coral e seus habitantes.

O peixe-palhaço deve seu nome às cores chamativas de seu corpo, em geral divididas por nítidas linhas brancas ou pretas, como a maquiagem de um palhaço de circo. Ver o dardejante vaivém de peixes-palhaço na touceira de tentáculos de uma anêmona é como ver borboletas esvoaçando em torno de um arbusto florido num prado arejado pela brisa: fascinante.

National Geographic Brasil


1 de Janeiro de 2010

É uma data redonda....que soa bem. Oxalá a vida dos biliões de humanos que vivem no nosso planeta seja mais compatível com as suas necessidades, os seus sonhos e desejos

Música para reflectir e fazer planos para o ano que vem. Uma pintura de Andreas Hessman, cujas cores reflectem a beleza da música: "I dreamed a dream " da peça musical " Les Miserables", cantada numa voz quase celestial.


[FANTINE]


I dreamed a dream in time gone by
When hope was high
And life worth living
I dreamed that love would never die
I dreamed that God would be forgiving
Then I was young and unafraid
And dreams were made and used and wasted
There was no ransom to be paid
No song unsung, no wine untasted

But the tigers come at night
With their voices soft as thunder
As they tear your hope apart
And they turn your dream to shame

He slept a summer by my side
He filled my days with endless wonder
He took my childhood in his stride
But he was gone when autumn came

And still I dream he'll come to me
That we will live the years together
But there are dreams that cannot be
And there are storms we cannot weather

I had a dream my life would be
So different from this hell I'm living
So different now from what it seemed
Now life has killed the dream I dreamed.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

National Geographic Photography Contest




A National Geographic organiza todos os anos concursos de fotografia. Desta vez um português ganhou um dos prémios que se podem ver no site abaixo.


2009 Worldwide Places Winner, Photograph by Hugo Machado, Portugal

Contest Winners Announced

After receiving more than 200,000 submissions, a panel of National Geographic judges has selected the winners in our fourth annual global photography contest.

Each country held national contests and, in the final round, sent one photo from each of the three categories to National Geographic's Washington headquarters for judging. Judges were National Geographic staff photographer Mark Thiessen; design editor of the international editions of National Geographic magazine Darren Smith; and photojournalist Maria Stenzel. View the winners gallery.


http://ngm.nationalgeographic.com/photo-contest/photo-contest

Também somos bons naquilo em que nos empenhamos!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sempre sonhei




com o mar, com as ondas e com um desporto que acho magnífico : o SURF.
Apaixonam-me as imagens das ondas e o domínio da sua força por frágeis humanos, agarrados a umas pranchas débeis. Admiro-os com todas as forças, invejo-os e sonho. Sonho que viajo no tempo , tenho 15 anos, sou jovem e cheia de coragem, adoro as ondas e o mar selvagem, aquele que se vê, sente e cheira em Castelejo, na costa vicentina, onde ficam as mais belas praias que conheço.


Sempre tive uma atracção física pelo mar e não troco nenhuma paisagem pela que me oferece a Foz em dias de temporal, como hoje.






Aqui vão ums fotos tiradas há um ano e também uma pintura que fiz em homenagem aos surfistas e que o meu neto mais velho resolveu apelidar de " Furacão debaixo de água". Mais preciso não podia ser.



O surf é o domínio do furacão, como podem ver neste vídeo espantoso do Hawai acompanhado da música dos Radiohead.

E façam o favor de sonhar como eu.

Tons de verde

Hoje passei parte do dia a pintar....misturei técnicas, usei pasteis e tintas e impastos, pintei umas tres vezes por cima de outras pinturas e por fim gostei do resultado, sobretudo o original, pois que aqui é uma foto, não se pode ver a textura e as cores ficam sempre um pouco baças. Divertiu-me andar a ocultar um quadro com outro quadro de cores diversas, há um infinidade de "obras de arte" que se sobrepôem e que nunca chegamos a ver :)))

Estes são quadrinhos pequenos. Podem ficar juntos ou separados. Fi-los ao mesmo tempo.



Encontrei este poema na net, que rima na perfeição com estes quadrinhos:

Poema Todo Verde

O verde de todas as chuvas
escorrendo em chão de infância
amado nas flores ideais.
O verso de todos os ventos
brincando na várzea intensa
amanho de eterna paz.
O verde de todos os pássaros
cantando na irmandade dos ares
aragem de rações iguais.
O verde de todos os sóis
iluminando geografias impossíveis,
armadura de colheitas matinais.

Carregado de verde nas nuvens
molhar o mundo fero e solitário
pelos quatro cantos cardeais.

Cyro de Mattos

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ainda o Natal



Floresta azul - acrílico s/tela - Novembro 2009


Já acabou o Natal, mas a tarefa das prendas continua...a família é enorme, portanto, só se trocam prendas a 9 de Janeiro, quando conseguimos reunir-nos todos num hotel em Coimbra. Parte da família segue de Lisboa, a minha vai do Norte e a restante vive em Coimbra, de modo que não tem de se deslocar muito e oferece casa a quem quiser pernoitar.
É engraçado encontrarmo-nos todos num dia, numa sala que nada nos diz, a não ser pelo facto de já ter sido palco de mais almoços como este e de ter as mesas postas com gosto para que todos possamos estar juntos.
Ao todo são 28 crianças da 3ª geraçao ( não confundir com os telemóveis....estes são mais versáteis e variados), 21 da 2ª geração, já mais aburguesados (!!) dos 6 aos 43 anos e por fim os "velhinhos" da 1ª geração serão uns dez, já todos acima dos 50, mas still alive and kicking ( ainda que a artrose já nos apoquente!!). Pena não termos já ninguém da 1ª geração - os nossos pais - embora eles estejam bem vivos no nosso coração e não haja dia em que não nos lembremos deles.
Nestes dias, deixamos as coisas um pouco ao improviso, se calhar, faremos um pequeno interlúdio com música, cantorias, teatrinhos, concursos ou prendas surpresa!! Mas nada vai muito preparado e nem sempre é possível com tantos meninos organizar as actividades. O que interessa é estarmos juntos.
Há pessoas da família que só vejo neste dia do ano, mas o tempo passa tão depressa, a net liga-nos a todos por meio dum blogue familiar e outros individuais, vamos sabendo as notícias quase em cima da hora. Todos os anos nascem novos membros, o último foi um rapazinho, há uns 15 dias...um Menino Jesus, que vai fazer as nossas delícias desta vez.

É impossível comprar prendas para todos, muito menos fazê-las, de modo que, este ano, resolvi dar vários dos meus quadros - muitos deles já feitos há mais de um ano - para que fiquem na família. No ano passado fiz um calendário com doze pinturas minhas e foi uma surpresa porque muitos deles nem sabiam que eu pintava. Vou dar sobretudo os que gosto mais e tb aqueles que eles mais apreciam.

Entretanto fui-os retocando e aperfeiçoando - vantagem do acrílico, pode-se sempre pintar por cima ou desmanchar o que se fez.

É bom continuar o Natal durante mais uns dias...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Música para animar- Rufus Wainright

A melhor adaptação do Bolero de Ravel para canção que conheço. E uma interpretação do Halleluja de Leonard Cohen fabulosa.
O cantor é um dos meus preferidos. Oiçam outras canções dele e deixem-se enlevar por esta voz "derrapante".



Men reading fashion magazines
Oh what a world
It seems we live in
Straight man
Oh what a world
We live in

Why am I always on a plane or a fast train
Oh what a world my parents gave me
Always
Travelin' but not in love

Still I think I'm doin' fine
Wouldn't it be a lovely headline
Life is
Beautiful on a New York Times

Men reading fashion magazines
Oh what a world
It seems we live in
Straight man
Oh what a world
We live in

Why am I always on a plane or a fast train
Oh what a world my parents gave me
Always
Travelin' but not in love

Still I think I'm doin' fine
Wouldn't it be a lovely headline
Life is
Beautiful on a New York Times

Oh what a world
We live in

Why am I always on a plane or a fast train
Oh what a world my parents gave me
Always
Travelin' but not in love

Still I think I'm doin' fine
Wouldn't it be a lovely headline
Life is
Beautiful