sábado, 19 de dezembro de 2009

Arte: Teresa Silva Vieira - a UTOPIA em actos



O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem

Valéry , Paul



Ao procurar citações sobre Arte, encontrei esta que acho fica a matar quando se pensa na Teresa Silva Vieira, a fundadora com o seu marido, José, da ESCOLA UTOPIA.
Já há muito que queria fazer aqui uma homenagem à pintora, mas não tinha fotografias das telas para ilustrar o texto. Felizmente agora já possuo alguns exemplos, de modo a poder afirmar que a TSV ( não confundir com TGV, embora ela ande sempre a alta velocidade) é uma artista completa, que não vive virada para si mesma , mas para os outros, procurando incutir neles todo o seu entusiasmo pelas actividades neste domínio. Não é fácil gerir uma escola com tantos alunos, com expos a toda a hora, projectos internacionais, venda dos materiais necessários, intercâmbios. A escola Utopia pode orgulhar-se de fazer felizes muitos aspirantes a artistas e mesmo a artistas já consagrados. Os professores gostam do que fazem e isso é vital para a criação nas Artes Plásticas.

Hoje queria mostrar-vos o lado criativo da Teresa, uma artista versátil, cujo trabalho me encanta pelo calor das suas telas, pela simplicidade das mesmas e pelos vários processos e técnicas que usa. Para além da pintura, a Teresa ainda faz artesanato, vitrais, pintura em vidro, cerâmica, etc.

Eis alguns dos meus favoritos, embora aqui não estejam todos os que gosto:






Teresa Silva Vieira

É a fundadora, com o seu marido José, da Escola de Artes Plásticas UTOPIA, de que já falei bastante.

Pintura de Natal



Estive a pesquisar na net sobre pintura abstracta natalícia. Só encontrei sites comerciais. O Natal está à venda.....cartões, quadros, fotos tudo para vender. Mesmo assim encontrei alguns sugestivos que resolvi pôr aqui. É pena a net ser tão comercial, seria muito interessante encontrar pintura moderna, relativa a este tema. Parece , porém, que não há muito por onde escolher.




Singin' in the rain

Depois de me ter deleitado a ver a cena deste filme, acompanhada maravilhosamente pela Orquestra do Porto ao vivo, não posso deixar de partilhar esse pedacinho de oiro do cinema dos anos 50 com os leitores deste blogue. Vejam-no, por favor e nunca se aborreçam por ver a felicidade espelhada nas atitudes dos outros. É um filme belo.



Dedico-o em especial à minha amiga Kat, que tanto aprecia a dança.

Singin' in the rain

Depois de me ter extasiado mais uma vez com a cena do filme musical Serenata à Chuva, desta feita acompanhada primorosamente pela Orquestra do Porto e gostando de partilhar momentos felizes com os leitores deste blogue, coloco aqui um video para vos alegrar logo no início do fim de semana....

Cinema Nun' Alvares vai reabrir



Era um cinema de culto, daqueles a que se vai ao dia de semana pelas 2 horas e só se encontram 4 malucos como nós a ver filmes independentes. Fica na Rua Guerra Junqueiro, perto da minha casa e tem um cafezinho muito simpático ao lado.

Reabriu na 5ª feira com o Filme AVATAR, o blockbuster deste ano em 3D.

É bom ver estes cinemas Medeia a abrir. São especiais. Muitas horas passei no Nun'Alvares com um amigo que gostava de cinema como eu. Vi lá muitos filmes memoráveis como "Yi-YI", por exemplo.

Desejo-lhe longa vida.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Prendas de Natal



Não há nada como oferecer prendas feitas por nós a quem as aprecia. Desde criança que aprendi a fazer coisinhas pequenas mas significativas. Não me lembro dum Natal em que não estivesse na véspera a tricotar, a bordar, a colar ou a coser à última da hora. Os meus netos tb me oferecem sempre obras deles, desenhos, colagens de fotos, leques, caixinhas pintadas.
Ainda hoje vou acabar mais um pulover para o meu neto nº 2 e ainda vou ter de fazer um igual, o terceiro, para o mais pequenino que só tem nove meses. Todos iguais, mas todos diferentes!!
Hoje à tarde resolvi fazer outras prendas - podem ser ou não, depende! - para oferecer a pessoas da família. São quadros pequenos - nem todos têm casas grandes - em MDF ( madeira forrada com tela finísssima). Parecem placas, mas ficam muito bonitas e leves.
Usei empasto - ou seja gel para cobrir a tela e moldar com instrumentos vários - do pente à faca de cozinha tudo serve - de modo a obter efeitos de fundo que depois se pintam.

Como gosto do mar e da areia, escolhi-os como tema. Fiz três, mas um ainda está a secar. Vão aqui para verem como é fácil fazer prendas. As madeirinhas custam 2.50 e a tinta não é cara...é preciso é imaginação!



Eis as três em colagem.

11.000 + ?


Ontem quando cheguei a casa depois de umas horas largas no atelier - este desafio está a ser mesmo empolgante e trabalhoso - verifiquei que tinhamos ultrapassado os 11.000 visitantes, como se de repente, todos tivessem decidido ir pelos caminhos de Santiago, cheios de entusiasmo!

Fico comovida, pois ultimamente, nada tenho posto aqui que não seja pessoal e um pouco limitativo. Escasseia o tempo para pesquisar, embora não faltem ideias. O Natal está aqui em força e desde a decoração atá è Ceia tudo exige tempo, imaginação e disponibilidade.

Só voltaremos ao nosso trabalho depois do Natal. Até lá podemos pintar em casa, inspirados pelo tema ou em prendas a oferecer aos familiares. Grande parte dos meus colegas vão oferecer obras que fizeram e foram emolduradas pelo próprio atelier. Há muitas pessoas capazes de fazer as próprias ofertas: lenços pintados à mão lindíssimos, joias a partir de materiais simples como pedras, aguarelas, etc.

É bom partilhar.
Continuem a visitar este blogue. E escrevam nele o que desejarem. Ben hajam!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novo desafio: Caminho de Santiago





A Escola UTOPIA não pára.

O professor Domingos Loureiro propôs-nos um novo desafio, uma exposição itinerante com intercâmbio entre o Centro Cultural de O Grove e a nossa Escola, que terá início a 9 de Janeiro no Porto e irá percorrendo os Caminhos de Santiago até Santiago de Compostela, ficando aberta ao público nos vários pontos de paragem dos peregrinos até Dezembro de 2010.
A intenção não é só artística, mas pretende também imbuir-se do espírito religioso ou de meditação introspectiva, que, em geral, acompanha as jornadas dos que se pôem em marcha em toda a Europa, caminhando por estradas não asfaltadas, fazendo sacrifício e procurando encontrar as suas próprias vivências em retiro.
A nossa actividade consiste em pintar um quadro relativo ao tema, abstracto ou figurativo, que não desvirtue os objectivos das peregrinações e caminhadas, antes reflicta esses movimentos, quer por meio de simbolos, quer retratando a paisagem, quer visualizando os diários escritos pelos intervenientes, usando o nosso próprio traço e talento.

Fiz uma pesquisa na Internet sobre o tema, em espanhol, francês, português e alemão e descobri muitos sites, blogues, diários e sobretudo fotografias inspiradoras. Resolvi fazer umas colagens e espero conseguir pintar uma delas com a ajuda do professor, de modo a poder participar no evento.

Ponho aqui algumas das minhas ideias. Quando acabar, logo se verá se cumpri o meu propósito. Esta vai ser a minha primeira etapa dos Caminos de Santiago.











segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Música de Natal



Tempo de Natal
. Lembra-me os vários Adventos, em que passei uns dias na Alemanha, mais precisamente em Munique. As ruas enchiam-se de gente - com neve ou sem ela - havia tendinhas por todos os lados, bebia-se o Gluhwein, que aquece as goelas e anima as gentes, artesanato do mais belo à venda, e música...música...música em todas as igrejas, em frente dos Kaufhofs e Herties, nas lojas, em altifalantes....uberall!

Um dos concertos mais maravilhosos que lá ouvi foi a Oratória de Natal de Bach, que já ouvira aqui no Porto cantada em duas sessões na Igreja da Lapa pelo Coro da Sé , do qual o meu filho fazia parte, e a Orquestra do Porto. Adoro o início " Jauchzet Frohlocket" - Alegrem-se os predestinados - um hino à alegria do Natal e à vinda do Messias tão desejado.

Aqui fica. Alegrem-se, amigos do ciberespaço!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Intercâmbio de pintura - Utopia e Centro Cultural de O Grove- Galicia



Ontem passámos um dia maravilhoso na Galiza para celebrarmos o Natal, que está próximo, e também para iniciarmos um intercâmbio de pintura que vai continuar em 2010. Sete pintores do atelier UTOPIA estiveram representados com as suas obras que ficarão expostas no Centro de Cultura de O Grove.Associaram-se também a este evento um grupo de 16 elementos do núcleo de fotografia do SBN.

O dia começou com a viagem animada de camioneta até à Galiza. Houve conversas, cantorias, brincadeiras e até hospedeira de bordo :))
A paisagem é linda , com rias que serpenteiam por entre as terras e que estavam espelhadas, dada a ausencia total de vento. Tivémos um dia de eleição.
O almoço foi no restaurante " O Curro" - nome sugestivo - onde se comeram lagostins e mexilhões com maioneses e molhos a condizer, seguido de cozido galego e postres. No final trocaram-se prendas que o Pai Natal (!) trouxe a todos os participantes.

Depois passeámos pela praia e miradouro, donde se desfruta um panorama lindíssimo e a perder de vista.


Por fim, dirigimo-nos ao Centro de Cultura, onde se realizou uma cerimónia de boas vindas e inauguração da expo, com apresentação dum pintor galego, que muitos de nós desconhecíamos. Houve lanche, contemplação dos quadros expostos, conversa e até algumas compras. Por fim viémos directos ao Porto onde chegámos pelas 9.30.



Alguns quadros ( mal fotografados) da exposição.

Agradecemos do fundo do coração aos fundadores da Escola Utopia - Zé e Teresa Vieira - pela sua alegria, a sua garra, generosidade e espírito de sacrifício. Organizar tudo isto dá muito trabalho. Os nossos PARABÉNS pela iniciativa. Felicidades também para os artistas representados.Que isto se repita por muitos anos.



Cliquem nas fotos para as ver em grande. Vale a pena!!