sábado, 3 de outubro de 2009

o Espaço




Sempre achei que o Espaço devia ser colorido, cheio de pontos luminosos a cintilar no escuro, mas também semeado de planetas e corpos celestes de cores várias, verdes, vermelhas ou neutras. O nosso planeta é azul, visto do Espaço, dada a enorme massa de água que contém. Outros serão menos belos, mas ao longe todos devem conter alguma côr predominante.

Este quadro é dedicado ao tema. Mede 1m x80. Fi-lo ontem à tarde, usando acrílico sobre tela, segundo aqueles métodos que aprendi no atelier. Os que fiz lá ficaram menos coloridos, mas mais bonitos, talvez. Ainda estão a secar. Este foi todo executado por mim aqui na minha cozinha. Tem espaço e pode-se deixar secar ao sol.
Não desgosto dele....tem de se olhar de longe porque os quadros abstractos vão-nos mandando mensagens de cada vez que os contemplamos. E é de longe que se vêem melhor os detalhes. Já o envernizei e coloquei por cima do meu sofá. Faz um efeito muito moderno e atraente. Os meus filhos gostam imenso dele.

Para acompanhar a "contemplação" deste quadro, aconselho-vos verem e ouvirem esta peça musical dos Vangelis, que usei várias vezes em aulas sobre o tema.As imagens do Espaço são lindas, mais bonitas do que qualquer quadro que possamos idealizar.



Bom fim de semana.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A beleza duma gota de água ( enviado pela Maria do Céu)



Obrigada, Céu!

Faz hoje dois meses

que iniciei este blogue, com uma certa expectativa e algum receio de não conseguir atrair leitores, de não encontrar substância para encher entradas, de ser demasiado pessoal e pouco interessante na miríade de blogues que inundam a net.



Esta foto foi tirada no Palacio de Cristal e depois editada pelo Picasa 3.


Tenho constatado que o blogue tem sido lido por muitos leitores - neste momento 4710 movimentos - o que é um número muito razoável, mesmo que alguns sejam os meus.

Procuro sempre estar a par do que se vai fazendo neste cidade, colocando notícias e links convidativos, fotos minhas ou de outrem que tenham algum valor artístico,obras de arte, música harmoniosa e comentários aos comentários, para que não haja aqui monólogos e as pessoas não sintam que não leio todas as suas opiniões.
Gostaria que mais pessoas dessem opiniões ou me enviassem notícias por e-mail, pois nem sempre estou a par de todas as actividades artísticas da cidade e o blogue poderia ser mais interactivo, mas compreendo que não têm tempo para grandes conversas!

Este blogue é quase um diário, também falo de algumas sensações mais íntimas, do que penso, do que espero, do que sonho e do que faço. Sem medo.

Continuo a achar que a Felicidade depende daquilo que se anseia por fazer. E eu anseio por tornar este blogue ainda mais apetecível, mais lido e mais rico.

Bem hajam!

Faz hoje dois meses

que iniciei este blogue, com uma certa expectativa e algum receio de não conseguir atrair leitores, de não encontrar substância para encher entradas, de ser demasiado pessoal e pouco interessante.
Tenho constatado que o blogue tem sido lido por muitos leitores

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Internacional da Música



O Dia Internacional da Música foi proposto e celebrado pela primeira vez em 1975 pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin na altura Presidente du Conselho International da Música (International Music Council)


Os seus objectivos são:

«-a promoção da arte musical em todas as secções da sociedade
- a aplicação dos ideais da UNESCO de paz e amizade entre os povos
-a evolução das culturas, a partilha de experiências e a apreciação mútua dos diversos valores estéticos (...) »


É um dia em que se homenageia a maior das Artes, aquela que é acessível a todos, a primeira de todas, desde que o Homem extraiu um som da sua voz ou ouviu as vozes dos animais, o eco das montanhas e o cantar dos pássaros.
Sem música, o mundo seria um deserto e como diz o anúncio: sem ela poder-se-ia viver, mas não era a mesma coisa.
No filme O Prisioneiro de Alcatraz há uma cena em que os prisioneiros ouvem música clássica pelos altifalantes e de repente tudo se cala e as brigas terminam...
Quando os meus meninos eram pequenos, usei música muitas vezes para eles adormecerem. Tinha um pequeno leitor de cassetes e punha a tocar o Richard Clayderman ou a Orquestra de James Last, com peças musicais conhecidas. Ouviam-nas até adormecerem. A minha filha ainda hoje se comove ao ouvir essas melodias.
O meu compositor preferido é BACH ( sem o qual diriam os melómanos não haveria prova de existência de Deus...).
Ofereço-vos aqui, porém, uma das peças mais bonitas que conheço: o TRIO nº100 de Franz Schubert.

BOM DIA/NOITE DA MÚSICA!

Dia Internacional da Música




Dia Internacional da Música foi proposto e celebrado pela primeira vez em 1975 pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin na altura Presidente du Conselho International da Música (International Music Council)
São seus objectivos: «-a promoção da arte musical em todas as secções da sociedade
- a aplicação dos ideais da UNESCO de paz e amizade entre os povos
-a evolução das culturas, a partilha de experiências e a apreciação mútua dos diversos valores estéticos (...) »



Se esta rua fosse minha - 3 de Outubro - Porto





Programa Festival «Se esta rua fosse minha»
Apresentação do Festival

3 de Outubro, a partir das 14h00
Rua Cândido dos Reis


Terceira edição deste festival de rua, um evento multidisciplinar onde terá lugar todo o tipo de animação cultural, desde instalações, ateliers, escrita criativa, performances, oficinas malabarismo, música, teatro de rua… Os mais pequenos podem contar com algumas actividades especialmente dirigidas a eles.
Organização: Plano B, com o apoio da CMPorto, através da PortoLazer

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tarde de Outono



São tão belas as tardes de Outono.
Hoje preenchi-a com tarefas caseiras tipicamente outonais. Fiz marmelada da boa e geleia de marmelo para comer com castanhas assadas que os meus filhos adoram - e eu também.
Custa a cortar os marmelos, mas compensa pelo prazer que dá ver as tigelinhas a secar, com a marmelada muito vermelhinha e apetitosa. A geleia também é linda, transparente e duma cor fantástica.
Vão aqui fotografias das mesmas para vos aguçar o apetite.

As 5 fui buscar os meus netos ao colégio. Parámos no caminho e entrámos pelos jardins da Fac. de Ciências para eles correrem, mas sobretudo com um objectivo definido. Mesmo no fim do jardim, já quase junto à rua , há um pinheiro gigante cheio de pinhas que caem todos os anos e enchem o chão de caruma e pinhas. Os meus netos apanharam mais de cem pinhas, metemos num saco que eu tinha levado. Eram imensas. Umas são para queimar na lareira, pois é o melhor meio de atear a lenha e cheiram bem, outras, mais pequenas são para pintarmos com tinta acrílica e enfeitarmos a árvore de Natal. Estavam felizes, os meus netos, por ajudar a Vóvó e por fazerem algo diferente.Só queriam saber qundo poderiam apanhar mais pinhas:) Apeteceu-me prolongar aqueles momentos durante meses .....

Quando chegámos à minha casa, arrumaram-se as pinhas, pusémos a marmelada nas tigelas e a geleia nos frascos. Que bom, rica tarde de outono!!

Abstractos decorativos




Ontem iniciei uma nova aprendizagem no atelier, a partir de pinturas decorativas que estão à venda na Internet. Gostei tanto delas que pedi ao meu professor que me ensinasse a fazer algo parecido.
Ainda não tenho aqui a minha versão, mas coloquei a original para verem como é bela.

Para fazer algo parecido, pinta-se a tela com três camadas em tons degradés de acrílico - escuros e claros ( no meu caso, foram ocre, amarelo sienna, beige e branco) de modo a ter a tela toda coberta de tinta em tons dégradés. Deixa-se secar bem. Depois arranjam-se uns frasquinhos pequenos - tipo iogurte - em que se mistura uma porção de tinta só duma das cores + água. Tem de ficar um líquido tipo xarope grosso. Verte-se esta tinta sobre a tela em posição horizontal e com uma caneta sem interior - ou uma palhinha - sopra-se na poça de tinta de modo a que ela se espalhe , tipo borrifo, nas mais diversas direcções. Faz- se depois o mesmo com tinta ocre,amarela / beige / verde claro e branca, mexendo na tela para cima e para baixo com leveza, para que haja uma leve mistura de tintas, sem nunca sobrepôr uma e outras. Com um pincel tipo espanador , dão-se retoques futuristas.
Depois pára-se para não estragar os efeitos, que se vão modificando. Formam-se desenhos peculiares, com rios fininhos de várias cores. Leva bastante tempo a secar, tem de se deixar pelo menos dois dias para poder pendurar. O meu ainda está a secar.

Vou fazer três, com fundos e cores diferentes, mas harmónicas, para pôr na minha sala em cima do sofá que é muito grande e forma um ângulo. Vai ficar bonito., espero.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fotografia manipulada - colagens

Gosto de modificar fotografias, é uma forma de Arte muito em voga. Já há exposições só deste tipo de trabalhos, algumas verdadeiramente atractivas, outras um pouco rebuscadas. Os vídeos que congregam estas imagens podem ser verdadeiros caleidoscópios, que faziam as minhas delícias em criança. As colagens tornam tudo possível, juntar dez fotos num pequeno poster, ou multiplicar imagens sobrepostas surtindo um efeito surreal.

Gosto de tudo o que é cor em movimento, daí ser este o nome do blogue. Até um avião cruzando os céus e reflectindo o sol se pode tornar numa imagem bela para quem está cá em baixo.

Por favor, cliquem na imagem pois o efeito só se torna real quando visto ampliado.




Ramada Alta - casario e igrejinha - Picasa 3



Flores- Jardim Botânico - colagem - Picasa 3 e Photoshop



Lírio amarelo - Jardim Botânico - reflexos - Photofiltre



Colagem de imagens belas - Picasa 3



Malmequer - Photoshop



Colagem de fotos de NY - Picasa 3



Colagem de duas imagens de Ithaca no inverno, USA - Picasa